A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação “Crédito Fraudado”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso especializado em fraudes financeiras na Mata Sul do Estado. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça da Comarca de Barreiros.
A investigação, conduzida pela 72ª Circunscrição Policial de Barreiros, apontou a atuação de um grupo criminoso estruturado, suspeito de praticar crimes como estelionato qualificado, falsidade ideológica, uso de documento falso, lavagem de capitais e associação criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o esquema consistia em abordar vítimas — em sua maioria idosos e pessoas com baixa escolaridade — com a promessa de empréstimos consignados. De posse dos documentos e dados pessoais, os investigados abriam contas digitais fraudulentas, contratavam empréstimos indevidos e desviavam os valores, que eram posteriormente pulverizados para dificultar o rastreamento.
A operação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Mata Sul (DINTEL) e mobilizou 19 policiais civis de Barreiros, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Tamandaré e Sirinhaém, vinculados à 13ª Delegacia Seccional de Palmares.
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco reforçou o compromisso com o combate às fraudes financeiras e com a proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis.
Publicado por Márcio Roger
