As investigações tiveram início no mês de março deste ano, após uma criança ter sido sequestrada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e de ter sido localizada em uma casa no bairro Cidade Alta, em Caruaru, a partir daí a equipe de investigadores descobriu com os suspeitos um vasto material de pornografia infantil e constatou que integram uma rede de pedofilia.
O casal preso, Manoel Milton Filho, 41 anos e a esposa, Mércia Maria da Silva, 42 anos, foram encaminhados para o IML, sendo submetidos a exames traumatológicos, em seguida o homem foi recolhido para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru e a mulher conduzida à Colônia Penal Feminina de Buíque, no agreste de Pernambuco.
A Delegada Seccional de Caruaru, Dra. Luciana Pontes, afirmou que pelo material apreendido da operação fica nítido que enquanto o Manoel Milton cometia o abuso contra as crianças, a esposa filmava tudo. A delegada também afirmou que as vítimas tinham de sete a treze anos de idade e que com a divulgação dos nomes e imagens dos suspeitos, espera que outras vítimas procurem a polícia.